9 dicas para vender cosméticos na internet

por Americanas

1 de agosto de 2024

Vender cosméticos online exige planejamento e preparo. Confira como começar o seu negócio no setor e dicas para se posicionar no mercado 

Vender cosméticos pode ser uma forma de posicionar seu negócio online aproveitando um mercado forte e com vendas recorrentes.

O segmento de Beleza e Perfumaria continua em crescimento acelerado desde a pandemia. Para se ter uma ideia, em 2023, o setor registrou um aumento de 115,8% no faturamento durante o primeiro semestre do ano, alcançando um total de R$ 3,5 bilhões, de acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e do Movimento Compre & Confie.

Em um setor que cresce tão rapidamente, algumas atitudes podem fazer a sua venda de cosméticos ganhar ainda mais destaque  e trazer sucesso para o seu negócio. Confira:

1 – Tenha bons fornecedores

Escolher bons fornecedores  é fundamental para garantir a qualidade e a originalidade dos produtos oferecidos, além de proporcionar um maior sortimento para o seu negócio.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC), em 2022, o Brasil foi o quarto maior mercado consumidor de produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos do mundo, movimentando cerca de R$ 110,5 bilhões. Esse crescimento destaca a importância de contar com fornecedores confiáveis para manter a competitividade e a qualidade dos produtos.

Por isso, antes de começar a vender cosméticos na internet, defina bem seus fornecedores e qualidade dos produtos que eles oferecem. 

Dica: pesquise e avalie as marcas

Identifique as marcas de produtos com as quais você deseja trabalhar. Pesquise sobre a reputação dessas marcas no mercado, verificando avaliações de consumidores e opiniões de outros lojistas. Utilizar ferramentas como o Reclame Aqui pode ser útil para entender a qualidade do atendimento e a satisfação dos clientes com os produtos.

2 – Organize o seu estoque

Ao trabalhar com uma loja online, você deve estar preparado para atender a uma demanda variada do público. Organize o seu estoque e garanta que os seus consumidores irão sempre encontrar os produtos que eles procuram. 

Segundo uma pesquisa da Ebit/Nielsen, a falta de produtos em estoque é uma das principais razões para o abandono de carrinhos de compra, afetando diretamente as vendas e a satisfação do cliente. Por isso, fique atento aos itens estocados.

Dica: mantenha um controle rigoroso

Utilize sistemas de gestão de estoque que permitam o monitoramento em tempo real dos produtos. Isso ajuda a evitar rupturas de estoque e a identificar rapidamente quais itens precisam ser repostos. Estudos indicam que lojas que utilizam sistemas de gestão eficientes conseguem reduzir em até 30% os custos operacionais.

Dica: faça a análise de dados de venda

Fique atento aos itens estocados e utilize análises de dados para entender melhor a demanda. Não há sentido em investir em uma grande quantidade de um produto que não tem demanda. Com o passar do tempo, você irá entender melhor o seu público e os produtos mais vendidos, permitindo uma organização mais precisa do estoque. De acordo com a Supply Chain Digest, a análise preditiva pode aumentar a precisão das previsões de demanda em até 85%.

3 – Escolha produtos inéditos

A seleção de produtos pode ser o seu maior diferencial. Por isso, ofereça itens inéditos, que tenham uma boa qualidade e não sejam tão comuns no mercado. A originalidade traz uma grande vantagem para as lojas online de cosméticos. 

Segundo a Mintel, 40% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos inovadores e exclusivos.

Pesquise tendências

Fique atento às tendências do mercado e às novidades que surgem. Produtos que são favoritos do momento podem atrair mais clientes e aumentar as vendas. A Nielsen aponta que 25% dos consumidores brasileiros seguem influenciadores digitais para descobrir novos produtos de beleza, mostrando a importância de estar atualizado com as tendências.

Teste novidades

Além de garantir os produtos que os clientes já amam, ofereça itens novos para que os consumidores se sintam confortáveis em experimentar. Uma pesquisa da Euromonitor International revelou que 60% dos consumidores estão abertos a experimentar novos produtos de beleza, especialmente quando recomendados por fontes confiáveis.

4 – Conheça o seu público 

Entender os gostos e costumes de compra do seu público é importantíssimo para construir um relacionamento com eles e continuar oferecendo os  produtos que eles mais gostam. Segundo a PwC, 73% dos consumidores destacam a experiência de compra como um fator importante na decisão de compra.

Dica: analise o comportamento do cliente

Utilize ferramentas de análise para monitorar o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes. Ofereça promoções direcionadas e personalize a experiência de compra para aumentar a satisfação e a fidelização. De acordo com a Salesforce, 58% dos consumidores esperam uma experiência personalizada baseada em seu histórico de compras.

Dica: colete feedbacks constantes

Incentive os clientes a deixarem feedback sobre os produtos e a experiência de compra. Isso pode fornecer insights valiosos sobre o que está funcionando e o que precisa ser melhorado. A Gartner aponta que empresas que utilizam feedback de clientes para aprimorar seus serviços têm um aumento de 25% na retenção dos consumidores.

Por isso, busque entender o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes e ofereça promoções direcionadas a eles. 

5 – Elabore kits variados 

Criando kits de produtos, você traz uma  oportunidade diferenciada de compra para os seus clientes e eleva a percepção de ganho deles. Um estudo da McKinsey mostra que a venda de kits pode aumentar o ticket médio em até 20%.

Dica: faça combinações estratégicas

Elabore combos com produtos que frequentemente são comprados juntos ou que pertencem à mesma linha de cuidados. Isso não apenas facilita a decisão de compra, mas também pode introduzir os clientes a novos produtos que complementam os que eles já utilizam.

Dica: ofereça brindes

Oferecer brindes pode engajar os clientes, especialmente em compras de maior valor. Brindes simples, como amostras de produtos, podem incentivar compras maiores e criar uma experiência positiva. Segundo a Promotional Products Association International, 83% dos consumidores gostam de receber brindes, e 48% se sentem mais inclinados a comprar de um varejista que oferece esse tipo de incentivo.

Com dados e pesquisas atualizadas, é possível traçar estratégias mais assertivas para maximizar as vendas e garantir a satisfação dos clientes no mercado competitivo de cosméticos.

vender cosméticos - interna

6 – Ofereça boas oportunidades de compra

Além da variedade dos produtos e de um bom preço, outras questões que fazem uma grande diferença no momento da decisão de compra são as formas de pagamento e os valores de frete. 

Um estudo recente da Nielsen revelou que 70% dos consumidores consideram o custo do frete um fator decisivo na finalização da compra online.

Dica: revise seu frete e formas de pagamento

Ter um frete competitivo pode ser definitivo para o fechamento de uma compra e oferecer diferentes formas de pagamento é uma grande vantagem nas vendas realizadas pela internet. Cartões de crédito e débito, boleto e transferência bancária são apenas algumas das opções. Quanto mais alternativas você oferecer, mais fácil será conquistar o cliente.

De acordo com a Ebit | Nielsen, 50% das compras online no Brasil em 2023 foram realizadas com cartão de crédito, mas métodos alternativos como PIX estão ganhando popularidade rapidamente, sendo responsáveis por 20% das transações online no mesmo ano.

7 – Divulgue a sua loja

As redes sociais são fortes aliadas para vender cosméticos online. Aproveite o alcance de plataformas como Instagram, Facebook e TikTok para divulgar a sua loja. Uma pesquisa da Hootsuite revelou que 58% dos brasileiros utilizam as redes sociais para descobrir novos produtos e serviços. Portanto, ter uma presença ativa e estratégica nessas plataformas é muito importante.

Dica: aposte em anúncios e relacionamento nas redes sociais

Pense em uma estratégia de divulgação que foque nos seus diferenciais e atraia os seus clientes. Utilize anúncios pagos para segmentar o público-alvo e aumentar o alcance das suas postagens. De acordo com a Socialbakers, empresas que investem em anúncios no Instagram têm um aumento de até 25% no engajamento de suas publicações.

A interação nas redes sociais é fundamental. Responda a perguntas, resolva dúvidas e crie um relacionamento com seus seguidores. Isso não só melhora a experiência do consumidor, mas também constrói confiança e fidelidade à marca. O relatório da Sprout Social mostrou que 75% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que responde ativamente às suas interações nas redes sociais.

Dica: aposte em parcerias com influenciadores

Utilize também influenciadores digitais para promover seus produtos. Uma pesquisa da Mediakix apontou que 80% dos profissionais de marketing consideram o marketing de influenciadores eficaz, com muitos relatando um aumento significativo nas vendas após campanhas com influenciadores.

Com essas estratégias bem definidas, você poderá maximizar as oportunidades de compra e aumentar a visibilidade da sua loja de cosméticos online, garantindo um crescimento sustentável e bem-sucedido no mercado digital.  

8 – Utilize fotos variadas

Comprar cosméticos pela internet exige um pouco mais de atenção, já que o consumidor não tem contato com os itens e o resultado de um produto nem sempre é o mesmo em todas as pessoas. 

Para facilitar a tomada de decisão dos seus clientes, aposte em fotos que mostrem bem o produto, a embalagem e o resultado dele na pele. Se possível, use também imagens em peles de tons diferentes e aposte em swatches, que são aquelas “amostras” dos itens vendidos. 

9 – Aproveite a visibilidade dos marketplaces 

Além do e-commerce próprio, os marketplaces são uma ótima opção para trazer ainda mais visibilidade para a sua loja e impactar um público maior. A Americanas, por exemplo, oferece aos lojistas a oportunidade de cadastrar e vender os seus produtos no nosso site sem investimento inicial. Os nossos parceiros pagam apenas uma comissão sobre cada venda realizada na plataforma. 

Essa é uma grande oportunidade para ampliar as suas vendas de cosméticos e posicionar a sua marca com ainda mais força no mercado. 

Com muito planejamento e seguindo essas dicas, você já pode começar a vender cosméticos online e ter muito sucesso no seu negócio. 

Leia também:

O que é marketplace e como ele facilita a venda de seus produtos?

Estatísticas do e-commerce: dados importantes sobre o setor

4 fatores que influenciam o consumidor a optar pela compra on-line

Americanas

O marketplace da Americanas é a plataforma para você vender seus produtos em uma das maiores vitrines online do Brasil. Conte conosco para vender e desenvolver seu negócio!

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