Vender cosméticos online exige planejamento e preparo. Confira como começar o seu negócio no setor e dicas para se posicionar no mercado
A chegada da pandemia mudou a rotina de cuidados das pessoas e, com mais tempo em casa, o brasileiro aproveitou para cuidar da estética. Com isso, o setor de cosméticos teve um crescimento significativo em 2020.
O segmento de Beleza e Perfumaria foi o que mais cresceu no início de 2020, apresentando uma alta de 107,4% apenas no primeiro semestre do ano, com um faturamento total de R$ 2,11 bilhões. (ABComm e Movimento Compre & Confie)
Em um setor que cresce tão rapidamente, algumas atitudes podem fazer a sua venda de cosméticos ganhar ainda mais destaque e trazer sucesso para o seu negócio. Confira:
1 – Tenha bons fornecedores
Os fornecedores são essenciais para garantir a qualidade e originalidade dos seus produtos, além de um maior sortimento para o seu negócio.
Antes de começar a vender cosméticos na internet, defina bem os fornecedores da sua loja, pense nas marcas de produto com as quais você quer trabalhar, faça uma boa pesquisa de mercado e entenda quais são as melhores opções para a sua loja.
2 – Organize o seu estoque
Ao trabalhar com uma loja online, você deve estar preparado para atender a demanda variada do público. Organize o seu estoque e garanta que os seus consumidores irão sempre encontrar os produtos que eles procuram.
Fique atento aos itens estocados, pois não há sentido em investir em uma grande quantidade de um produto que não tem demanda. Com o passar do tempo, você irá entender melhor o seu público e os produtos que são mais vendidos, e logo poderá organizar melhor o seu estoque.
3 – Escolha produtos inéditos
A seleção de produtos pode ser o seu maior diferencial. Por isso, ofereça itens inéditos, que tenham uma boa qualidade e não sejam tão comuns no mercado. A originalidade traz uma grande vantagem para as lojas online de cosméticos.
Além disso, busque aqueles produtos que são os favoritos do momento e aposte na venda deles. Com o tempo, os clientes vão criar mais confiança na sua loja e, ao garantir os produtos que eles já amam, também vão se sentir confortáveis para experimentar alguns itens novos.
4 – Conheça o seu público
Entender os gostos e costumes de compra do seu público é importantíssimo para construir um relacionamento com eles e continuar oferecendo os produtos que eles mais gostam. Por isso, busque entender o comportamento de consumo dos seus clientes mais recorrentes e ofereça promoções direcionadas a eles.
5 – Elabore kits variados
Criando kits de produtos, você traz uma oportunidade diferenciada de compra para os seus clientes e eleva a percepção de ganho deles. Elabore kits com aqueles produtos que sempre aparecem juntos na sacola de compras ou que são da mesma marca e fazem sentido juntos.
Oferecer brindes também é uma ação simples que pode engajar os seus clientes, especialmente em compras grandes. Pense em alguns brindes simples para presentear os compradores.
6 – Ofereça boas oportunidades de compra
Além da variedade dos produtos e de um bom preço, outras questões que fazem uma grande diferença no momento da decisão de compra são as formas de pagamento e os valores de frete.
Ter um frete competitivo pode ser definitivo para o fechamento de uma compra e oferecer diferentes formas de pagamento é uma grande vantagem nas vendas realizadas pela internet. Cartões de crédito e débito, boleto e transferência bancária são apenas algumas das opções, quanto mais alternativas você oferecer, mais fácil será de ganhar o seu cliente.
7 – Divulgue a sua loja
As redes sociais são fortes aliadas para vender cosméticos online, então aproveite o alcance de sites como Instagram e Facebook para divulgar a sua loja. Pense em uma estratégia de divulgação que foque nos seus diferenciais e atraia os seus clientes.
Aproveite também a interação nas redes sociais para conversar com o seu público, tirar dúvidas e já ir criando um relacionamento com eles antes mesmo da compra. Essas pequenas atitudes fazem a diferença na experiência dos consumidores.
Além das redes, pense em alguns anúncios de venda para divulgar a sua loja e os seus produtos. Pesquise sobre os diferentes anúncios que você pode criar e veja qual funciona melhor para o seu negócio.
8 – Utilize fotos variadas
Comprar cosméticos pela internet exige um pouco mais de atenção, já que o consumidor não tem contato com os itens e o resultado de um produto nem sempre é o mesmo em todas as pessoas.
Para facilitar a tomada de decisão dos seus clientes, aposte em fotos que mostrem bem o produto, a embalagem e o resultado dele na pele. Se possível, use também imagens em peles de tons diferentes e aposte em swatches, que são aquelas “amostras” dos itens vendidos.
9 – Aproveite a visibilidade dos marketplaces
Além do e-commerce próprio, os marketplaces são uma ótima opção para trazer ainda mais visibilidade para a sua loja e impactar um público maior. A Americanas Marketplace, por exemplo, é formada pelos sites Americanas, Americanas Empresas, Submarino e Shoptime e oferece aos lojistas a oportunidade de cadastrar e vender os seus produtos sem custo adicional. Os nossos parceiros pagam apenas uma comissão sobre cada venda realizada.
Essa é uma grande oportunidade para ampliar as suas vendas de cosméticos e posicionar a sua marca com ainda mais força no mercado.
Com muito planejamento e seguindo essas principais dicas, você já pode começar a vender cosméticos online e ter muito sucesso no seu negócio.
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