Separamos um passo a passo completo para você que quer começar a vender roupas fitness online
Quando você opta por trabalhar dentro de um nicho específico no varejo, todos os processos ficam ainda mais fáceis e você tem a oportunidade de trabalhar de forma ainda mais assertiva. Sendo assim, vender roupas fitness online pode ser uma ótima opção de negócio!
O segmento de Moda continua a ser um dos que mais crescem no varejo brasileiro. Em 2023, a categoria registrou o maior número de pedidos no e-commerce e ficou entre os TOP 3 setores mais lucrativos do ano, de acordo com dados da Neotrust.
Uma pesquisa recente do Google identificou um aumento de 85% nas buscas por roupas fitness entre 2022 e 2023. A pesquisa revelou que 40% dos brasileiros estão buscando se vestir de forma mais confortável no dia a dia.
Assim, vender roupas fitness na internet é uma grande oportunidade para quem deseja começar a empreender ou até para quem já tem um negócio físico e quer diversificar os canais de vendas.
Para te ajudar a vender roupas fitness online, separamos algumas dicas em um passo a passo completo para você começar o seu negócio na internet.
Conheça o mercado
Antes de iniciar o seu negócio, é muito importante que você conheça o seu espaço de atuação. Assim, comece fazendo uma boa pesquisa de mercado para entender como o segmento funciona dentro do universo digital e como você pode se diferenciar ao vender roupas fitness.
Nessa análise, busque pesquisas oficiais para ter uma visão mais profunda sobre o desempenho desse setor no mercado, veja o que mudou nos últimos anos e quais são as tendências para o futuro.
Nesse momento, lembre-se também de conhecer os seus concorrentes diretos, veja como eles se posicionam e entenda as estratégias praticadas por eles. Isso fará com que você já tenha uma ideia melhor de como o seu negócio pode se destacar e se diferenciar.
Pesquise sobre o seu público-alvo
O segundo passo é conhecer o seu público-alvo. Mas vá além do básico – gênero, idade e ticket médio – e busque entender quem são essas pessoas, quais as dores e expectativas delas ao comprar roupas fitness e veja o comportamento de compra delas.
Se você já possui um comércio físico, essa fase é igualmente importante, já que, na internet, você terá um novo público com novas necessidades e expectativas, diferentes daquelas da loja física.
Essas informações irão te ajudar a estruturar o seu negócio e tomar decisões mais assertivas para as suas estratégias de atuação, fazendo com que você segmente melhor os seus planos e impacte as pessoas certas.
Defina o seu mix de produtos
Como falamos no início, vender roupas fitness é um nicho de mercado bem específico. Porém, ainda exige atenção na hora de escolher o mix de produtos da sua loja para que você tenha um sortimento assertivo e que converse com o seu público.
Hoje, ao comprar online, os clientes buscam experiências diferenciadas e que conversem com suas crenças e valores. Sendo assim, analise os diferentes nichos de produtos disponíveis para o seu negócio.
Você pode optar por trabalhar com determinado material de roupas fitness, com um público específico – como feminino, masculino ou infantil – ou até trabalhar com um esporte ou prática específica.
Escolha o seu canal de vendas
Você pode vender roupas fitness em diferentes canais online. E, hoje, temos várias plataformas que atendem os negócios de diferentes formas. Por isso, antes de começar suas vendas, analise suas opções e escolha um canal que atende às suas necessidades como negócio da melhor forma.
Ter um e-commerce próprio pode ser uma boa opção se você quer ter um espaço exclusivamente seu, possibilitando também que você tenha mais autonomia dentro da plataforma. Porém, o modelo exige alguns gastos altos, já que você terá que arcar com a contratação da plataforma, com as comissões dos meios de pagamento, o investimento na hospedagem do site, a contratação dos serviços de segurança, entre outros.
Se você tem um investimento mais baixo, os marketplaces podem ser o canal perfeito para você. Essas plataformas disponibilizam seus espaços online para que lojistas de todos os tamanhos e segmentos possam anunciar os seus produtos. E sem cobrar nenhum tipo de mensalidade ou taxa. Os lojistas que desejam anunciar seus produtos pagam apenas uma comissão sobre as vendas.
E tem mais: quem vende nos marketplaces também conta com diversas vantagens e soluções para impulsionar as vendas, como entrega, crédito e publicidade. No marketplace da Americanas, os parceiros ainda têm acesso a uma área exclusiva de capacitação com cursos, aulas e treinamentos que acompanham toda a sua jornada de vendas.
Faça seu cadastro de parceiro e comece a vender na Americanas
Cadastre os seus produtos de forma vendedora
Com o seu canal de vendas definido, chegou a hora de começar a criar os seus anúncios, ou seja, cadastrar os seus produtos dentro da plataforma.
O cadastro de produtos é uma etapa muito importante nas vendas online, já que é por meio das informações fornecidas por você, nessa área, que os consumidores terão contato com os seus itens.
Assim, ao vender roupas fitness e criar as descrições e ficha técnica dos produtos, busque oferecer o máximo de informações possível. Detalhes como cores, tamanho, medidas e composição não podem ficar fora, pois são essenciais para a decisão de compra dos clientes.
Para completar a sua vitrine, invista em fotos de qualidade, com boa iluminação e os enquadramentos certos para ressaltar as roupas. Dê preferência para fotos com fundo branco para destacar as suas peças e profissionalizar as suas produções.
Além disso, tente sempre fotografar as roupas fitness sendo utilizadas em diferentes corpos. Isso fará com que os clientes tenham uma noção melhor do caimento da peça. Nesse momento, você pode até montar diferentes looks com as roupas, mostrando a versatilidade dos produtos e criando uma certa identificação com o consumidor.
Invista em logística e se destaque no mercado
Vender online vai além de oferecer os produtos ideais na internet. Afinal, nesse modelo de vendas, diversos fatores podem acabar influenciando a experiência de compra do consumidor, e até a decisão de compra dele.
Segundo o Market Review, da Bornlogic e Opinion Box, 94% dos consumidores já deixaram de comprar algo online pelo valor do frete e 78% por conta do longo prazo de entrega.
Esses dados destacam a importância das lojas virtuais investirem em uma boa operação logística para realizar os seus envios de forma eficiente e ágil. Dessa forma, você consegue oferecer um prazo de entrega mais rápido ou até um frete mais competitivo, que são pontos que impactam diretamente a decisão dos consumidores.
Assim, ao começar a vender roupas fitness online, se atente a parte logística do seu negócio para se destacar dos seus concorrentes. Agora, se você vende em um marketplace, esse processo pode ser ainda mais simples, já que muitas plataformas oferecem serviços logísticos de ponta para impulsionar as vendas de seus parceiros.
Integre diferentes canais
A 47ª edição do relatório Webshoppers analisou os hábitos de compra dos brasileiros dentro da categoria de moda em 2023 e identificou que o principal meio utilizado por eles para chegar até as lojas são as redes sociais (35%).
Complementando esse resultado, a pesquisa da Bornlogic e Opinion Box identificou que 70% dos consumidores têm o hábito de pesquisar por produtos nas redes sociais.
Sendo assim, ao vender roupas fitness online, aproveite canais como Instagram, Facebook e até TikTok para criar conteúdos mais inspiracionais, que despertem desejo por parte dos consumidores. Afinal, muitos deles têm o costume de acompanhar suas marcas favoritas por estes canais e acabam descobrindo novas marcas também.
As redes sociais também são ótimas para você apostar em parcerias com influenciadores ou até com outras marcas, que conversem com os valores da sua, para aumentar a sua visibilidade nas redes e gerar um maior engajamento com o seu perfil.
Invista no pós-venda
Como falamos anteriormente, vender online vai além de anunciar um produto na internet. Até porque no momento em que um cliente confirma uma compra, começa o processo mais importante: o pós-venda.
O pós-venda é todo o processo de entrega e relacionamento com o cliente que acontece a partir do momento em que a venda é feita, sendo muito importante para a fidelização do seu cliente. Afinal, a entrega é também o momento de primeiro contato do cliente com o seu produto.
Diante disso, ao vender roupas fitness na internet, é interessante que você tenha um grande cuidado com o seu processo de pós-venda. Esteja preparado para atender os clientes da melhor forma possível e tenha muito cuidado com as embalagens para que o produto chegue perfeito nas mãos dos clientes.
Se você tem um e-commerce próprio, você ainda pode aproveitar essa parte do processo para pensar fora da caixa e criar embalagens criativas, que expressem a personalidade da sua marca e tragam os seus produtos de uma forma mais original.
Invista em marketing digital
Para alcançar sucesso ao vender roupas fitness online, é crucial investir em marketing digital. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as empresas que investem em marketing digital têm um aumento médio de 30% nas vendas online.
Utilize estratégias como SEO (Search Engine Optimization) para melhorar o posicionamento do seu site nos mecanismos de busca e atrair mais tráfego orgânico. Campanhas de e-mail marketing podem ser eficazes para reter clientes e incentivá-los a realizar compras repetidas.
Ofereça experiências personalizadas
Personalizar a experiência de compra é um diferencial competitivo. De acordo com uma pesquisa da Epsilon, 80% dos consumidores são mais propensos a comprar de uma marca que oferece experiências personalizadas.
Utilize dados dos clientes para enviar recomendações de produtos baseadas em compras anteriores e interesses. Ferramentas de CRM (Customer Relationship Management) podem ajudar a gerenciar essas informações e criar campanhas mais direcionadas e eficazes.
Aposte na sustentabilidade
A sustentabilidade é um fator cada vez mais importante para os consumidores. Segundo um estudo da Nielsen, 73% dos consumidores globais afirmam que mudariam seus hábitos de consumo para reduzir o impacto ambiental.
Ao vender roupas fitness, considere trabalhar com materiais sustentáveis e fornecedores que adotem práticas ecológicas. Além de atrair consumidores conscientes, a moda sustentável também pode ser um diferencial de marca que agrega valor e fideliza clientes.
Utilize tecnologia para melhorar a gestão
A tecnologia pode ser uma aliada poderosa na gestão do seu negócio. Utilize softwares de gestão de estoque para monitorar suas vendas em tempo real e evitar rupturas. Segundo a pesquisa da Zebra Technologies, empresas que utilizam tecnologias avançadas de gestão de estoque aumentam a eficiência operacional em até 25%.
Ferramentas de análise de dados também podem fornecer insights valiosos sobre o comportamento do cliente, ajudando a otimizar estratégias de marketing e vendas.
Expanda suas operações com dropshipping
O dropshipping é um modelo de negócio que pode facilitar a expansão das operações de vendas online sem a necessidade de investir em grandes estoques. De acordo com o estudo da Grand View Research, o mercado global de dropshipping deve crescer a uma taxa anual de 28,8% até 2025.
Essa modalidade permite que você venda uma ampla variedade de produtos sem precisar se preocupar com armazenamento e logística, uma vez que os fornecedores cuidam do envio diretamente aos clientes. Isso pode ser uma excelente estratégia para testar novos produtos e nichos sem grandes investimentos iniciais.
Comece a vender roupas fitness!
Anotou todas as dicas? Com esse passo a passo para começar a vender roupas fitness, não tem erro. Siga cada etapa e comece o seu negócio o quanto antes. Boas vendas!
Leia também:
7 dicas para você vender camisetas online
Americanas Marketplace: o que é e como vender neste canal?
O que é marketplace e como ele facilita a venda online