WhatsApp Business: o que é e como utilizar

por Americanas

2 de abril de 2021

O Whatsapp Business é uma ferramenta útil para as empresas se corresponderem rapidamente com clientes. Aqui explicamos melhor como utilizá-lo

O WhatsApp Business é a versão focada em empresas e negócios do já tão popular aplicativo de mensagens. Hoje, ele está disponível tanto para Android quanto para iPhone

Nesta versão, o aplicativo facilita a interação com clientes, incluindo ferramentas para automatizar, classificar e responder mensagens rapidamente. E o melhor: o WhatsApps Business é gratuito!

Micro e médias empresas podem se beneficiar, e muito, da ferramenta. Um dos motivos é que ela permite uma interação mais ágil com o cliente, que hoje, anseia por uma comunicação em tempo real. Quanto mais rápido você atende, menor a chance do cliente desistir, entrar em contato com outra empresa ou repensar a necessidade do seu produto ou serviço. 

Outra facilidade que o aplicativo traz é que a conversa com o cliente acontece em um ambiente em que ele já está habituado, afinal, até 2019, 120 milhões de brasileiros utilizavam o app. Isso o deixa mais confortável para se comunicar, guardar o histórico e até mesmo retomar o contato em um momento futuro.

A Americanas é um bom exemplo de e-commerce que já adotou a ferramenta. Em janeiro de 2020, foram 1,5 milhão de mensagens para atender os clientes com dúvidas no pós-compra de itens vendidos pela marca e por lojas parceiras do marketplace. O que mostra que o WhatsApp Business consegue atender a demanda de diferentes lojas, independente do tamanho e do porte do negócio.

A seguir, você verá como usar todas as funcionalidades da ferramenta e potencializar o seu uso no seu negócio. 

Ative as respostas rápidas 

Outro benefício é a possibilidade de Respostas Rápidas. Ali, você pode salvar as mensagens que envia com maior frequência e reutilizá-las para as perguntas mais comuns que recebe no app, como preços ou meios de pagamento. 

Para cadastrar uma resposta rápida, acesse o Menu > Configurações > Configurações da Empresa. Então, escolha entre editar três tipos de mensagens:

  • Mensagem de ausência
  • Mensagem de saudação
  • Respostas rápidas

Clique no símbolo de + e adicione uma mensagem. Você também pode definir um atalho para essa mensagem que sempre começará com uma barra /nomedoatalho. 

Além disso, é possível criar uma mensagem de saudação para apresentar sua empresa. Assim, logo após alguém enviar a primeira mensagem, a sua primeira resposta irá saudar o cliente, agradecer o contato e apresentar quem vocês são e o que fazem ou vendem.

Outra boa estratégia é definir uma mensagem de ausência, que será enviada quando o seu WhatsApp Business receber uma mensagem fora do horário de funcionamento. Assim, os clientes serão informados que, assim que possível, terão uma resposta satisfatória para a mensagem enviada. 

whatsapp business - interna

Use as etiquetas no WhatsApp Business

Nesta versão do aplicativo, é possível organizar seus contatos ou conversas usando etiquetas, o que facilita a busca depois. Para aplicar uma etiqueta em uma conversa, clique em Configurações > Etiquetas. Ali, você verá todas as opções padrão:

  • novo cliente
  • novo pedido
  • pagamento pendente
  • pago 
  • pedido finalizado

Também é possível criar etiquetas novas, de acordo com as suas necessidades. Para isso, basta clicar no símbolo de +.

Em cada conversa, abra o menu, que fica na barra, no topo do aplicativo. Clique em “adicionar etiqueta à conversa” e escolha qual tag deseja incluir. Você também pode alterar a tag a medida que o processo de compra evolui. 

Não deixe de mensurar as interações pelo aplicativo

Uma grande vantagem do WhatsApp Business é que ele possibilita metrificar dados muito importantes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, quantas foram entregues e lidas. Para acessar esses dados, acesse menu > Configurações > Configurações da Empresa > Estatísticas.

Vale lembrar que esses dados não são acessíveis via computador. Apenas através de dispositivos móveis.

A ferramenta ajuda a atender seus clientes do jeito certo, ou seja: do jeito que eles preferem. Estar presente nos diversos meios de contato – inclusive no WhatsApp Business – é um caminho para seu e-commerce ou loja física  aumentarem a conversão e a satisfação dos clientes. 

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